terça-feira, 21 de setembro de 2010

O TAXISTA JUAN




Não poderia encerrar estas narrativas sem falar em Juan.

Quem me indicou o Juan foi o Hector, aquele taxista uruguaio que vive em Pamplona, e que, segundo afirmam os peregrinos mais antigos, tem muito carinho com os brasileiros.

Assim que, eu, quando fui para fazer o Caminho, já havia entrado em contato com o Hector, que passou meu e-mail para o Juan, o qual ficou de me esperar na estação de trens de Pamplona, "con un cartel con my nombre" . E isto aconteceu realmente.

Juan me levou até SJPP, no dia seguinte a minha chegada. Não é um taxista comum. É um apaixonado pelo caminho e pelos peregrinos. Sabe tudo do Caminho, mesmo sem ter colocado o pé na trilha, propriamente dita.

Juan, durante aquele curvilíneo trajeto de Pamplona a SJPP, no qual paramos três vezes para que eu respirasse e não botasse os bofes para fora, falou e falou animadamente de todos "los lugares emblemáticos del camiño", tudo regado a uma paixão e comoção que eu nunca tinha presenciado em qualquer relato peregrino.

Em SJPP, ele me acompanhou até a oficina do peregrino, fez a minha primeira foto do caminho, e se despediu, não sem antes entregar-me um cartão com seu número de celular - 689800152 - e email - icaro111@ozu.es - recomendando que, caso acontecesse algum imprevisto, eu o chamasse que daria um jeito de me ajudar.

Guardei aquele cartão, sem pensar que precisaria realmente usar novamente os serviços de Juan.

Fotos: o próprio Juan, sentado, à esquerda, com óculos dependurados, a que Juan fez de mim na porta de SJPP - França, e uma imagem de antiga peregrina nas ruas de SJPP (os tempos mudaram, né?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário