sexta-feira, 24 de setembro de 2010

AS MENSAGENS DE APOIO


Dois dias após eu ter quebrado o braço, comecei minha volta ao Brasil. Aqui, as "fichas começaram a cair", ou seja, muito embora eu tenha ficado em situação de segurança, junto aos meus filhos e ao meu namorado, também começou a bater aqueles pensamentos de frustração, de impotência que penso serem até normais. Na verdade, até hoje, para mim, o braço não me castigou. O que me castigou foi ter que desistir de caminhar.

Como faço parte de uma comunidade no orkut - "Caminho de Santiago" - e do grupo "Santiago" da AACSC, recebi muitas mensagens de apoio e de carinho de antigos e futuros peregrinos que liam este blog, e se apiedavam de mim.

Agradeço a todos. Foi de muita valia todas as palavras que recebi, inclusive aquela em que uma peregrina, estando no Caminho, mandava todos os dias uma mensagem do tipo "oi querida, estou hoje em tal lugar, visitei tal igreja, e ela é linda!!!! E teu braço, como está????" Esta mensagem me deixava triste. Cheguei a pensar que fosse por maldade... Me ofendia, me humilhava. Mas talvez fosse o jeito desta pessoa mostrar seu carinho por mim, tentando me passar sua empolgação pelas belezas que via no Caminho.

Uma das mensagens que recebi foi de uma pessoa de nome Lucila, e foi esta mensagem que me levantou a moral. Pedi licença a ela para transcrevê-la aqui, e ela autorizou, na esperança de que possa servir para outros peregrinos:


Cara Izabel,

Quando li o seu relato sobre o acidente, relsolvi contar o que me aconteceu.Eu vivo em Porto Alegre, iniciei o meu Caminho junto com a minha irmã em 22 de agosto de 2009,era o grande sonho da minha vida,desde que fiquei viúva em 2004, aos 50 anos de idade.Saimos de Roncesvalles, e caminhamos até Larrasoaña; lá chegando fomos para a Pensión el Camino, pois o albergue ja estava lotado,eu não estava me sentindo muito bem,tinha uma dor muito forte no meu pescoço,achei que era do peso da mochila, as dormimos bem e no outro dia seguimos para Pamplona.Quase que eu não consigo chegar de tanta dor que eu sentia; fui direto para uma Pension. Eu sentia tanta dor que não conseguia nem me alimentar,tomei remedio que aliviou um pouco e consegui dormir,no outro dia, quando acordei vi que o meu pescoço estava muito inchado. Como o meu voo de volta era por Paris,eu iria visitar amigos que vivem lá,fui para la no outro dia, e fui a um medico indicado pelos meus amigos,me pediram uma tomografia e foi revelado que eu tinha um tumor no pescoço e em varios outros lugares do meu corpo, no total eram 5.Voltei para o Brasil uma semana depois de ter iniciado o Caminho e fui direto para o hospital,depois de 3 dias de exames e de uma cirurgia foi diagnosticado que eu tinha linfoma.Iniciei a quimioterapia uma semana depois,fiz 8 seções, perdi todo o cabelo e toda a energia, a ultima foi dia 8 de março e eu estou curada, preciso fazer exames pelos proximos 5 anos para saber se o linfoma não vai voltar,mas tenho absoluta certeza que não.Já estou planejando a minha volta para maio do ano que vem, o meu medico é o meu maior incentivador.Tudo isso que aconteceu foi um aviso,se eu não tivesse feito o Caminho talvez o meu câncer levasse mais tempo para se manifestar e a cura poderia não ser tão certa.Então tenha certeza que o teu acidente foi para que a continuação seja feita com muito mais fé e amor,a minha tambem será com certeza.Um grande abraço.

Lucila
Foto:a simplicidade do interior da Ermita de Nossa Sª de Eunate

3 comentários:

  1. Olá Isabel!!!!

    Adorei seus relatos , fiquei encantada com alguns momentos!!!
    A VIDA continua sempre , numa sequencia de Caminhos , que vamos trilhando , um pouquinho de cada vez até a ETERNIDADE...
    Veio agora na minha cabeça....
    Grande beijo Ju

    ResponderExcluir
  2. Olá Isabel!
    O momento agora é de superação, traçar novos desafios!
    Voce é jovem ainda e tem toda vida pela frente.
    Santiago? Estará sempre lá esperando-a.É só ter o credencial,o passaporte e a passagem.Pode ir quando quiser. Não precisa reservar nada.
    Um abração, Luiz

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabel. Acompanhei toda sua preparação para o Caminho. Acompanhei sua ansiedade na partida e sua apreensão qdo se machucou. Sabe, não sei o que te dizer. Eu planejei fazer o caminho durante 4 anos. Uns 2 meses antes de partir comecei a sentir muitas dores na perna esquerda, um tipo de caimbra qdo levantava e punha o pé no chão. Descobri 2 hérnias na coluna. Fiz 40 dias de fisioterapia e ai surgiu a gripe suína. Todos me desaconselharam de ir nessa época(maio de 2009), muita aglomeração de gente nos albergues e tal.Meu genro é ortopedista e me deu vários remédios prá dor,e relaxantes musculares. Fui. Só usava o comprimido sublingual prá dor de manhã. No final nem ele usei mais. Me sentia tão bem, não sei dizer o que aconteceu , mas consegui chegar a Compostela. Existem coisas que não conseguimos explicar ...Beijosss

    ResponderExcluir