domingo, 12 de setembro de 2010

EUNATE







Desde que comecei a planejar o caminho de santiago, tive minha atenção chamada para a pequena igreja de Eunate.

Esta igreja se localiza a uns 2 km de Óbanos, quase na chegada a Puente de la Reina.

Diz a história que foi contruída no século XI, e que sua trajetória tem tudo a ver com os cavaleiros templários. eu poderia até descrever tudo o que sei sobre a história deste lugar, mas peço aos que me leem que, devido as minhas condições físicas atuais, escrever é complicado. Quem se interessar poderá procurar facilmente no google que terá milhares de informações.

Após ter tomado o tal comprimido de cataflan, e com uma tipóia improvisada por Joel - aba do meu boné como apoio ao braço e uma fralda como tipóia - seguimos em frente, tendo minha mochila ficado aos cuidados do panfleteiro do albergue santiago apostol, de puente de la reina.

Encontrei com um rapaz, um polonês, gente finíssima, com quem caminhei e conversei por uma meia hora. Jaqueline havia trazido pão e salame, e prepaou um bocadillo, dividindo-o comigo e com Cláudio. Para mim, aquele gesto valeu todo o caminho. Aquele momento - quatro brasileiros perdidos no caminho de santiago, sentados em um banquinho, comendo um sanduiche feito com carinho, por uma amiga, nosso silencio, nossos sentimentos unidos naquele simples gesto de comer - era de uma perfeiçao indescritível e tenho que agradecer àqueles tres companheiros por ter estado ali e daquela forma.
O atalho para Eunate chegara, e lá nos fomos ladeira abaixo. Quando descíamos, de longe avistei a igreja, no meio do nada. Todos foram unânimes - era linda!!!!!

O trajeto é por entre plantações de uva, das quais não nos furtamos em provar. Colhemos maçãs, e caminhamos de uma forma muito prazeirosa. Dentro de mim, a certeza de que era meu último dia de caminho...

Vinte minutos de caminhada, e chegáramos. Não encontro palavras para descrever a emoção, pois 80% de minha intenção de ir ao caminho tinha a ver com esta visita. Eu sabia que o local era cheio de energias, mas não imaginava que fosse tanta... Dentro da pequena capela, e não tão menos linda, havia mais três pessoas. Sentamos, ajoelhamos, e ali ficamos, ouvindo uma música sacra maravilhosa, rezando, e chorando.

Agradeço a DEUS e aos três companheiros de caminho - Joel, Jaqueline e Cláudio, pela graça de ter conseguido ainda chegar a este lugar.



Um comentário:

  1. Ah.... que delicia Isabel.
    Esta igreja é mágica e eu tive o privilégio de dormir, neste refúgio, por duas vezes, e eu não abriria mão disto por nada !!
    Vc vai ficar boa logo do braço.
    Buen Camino.

    Jurema

    ResponderExcluir