quarta-feira, 22 de setembro de 2010

MEDOS, DESCONFIANÇAS, EXCESSOS DE BAGAGEM


À medida que minha viagem para a Espanha se aproximava, as pessoas sempre me perguntavam com quem eu iria. Respondia que iria sozinha, até começar o Caminho, mas que, com certeza, não caminharia sozinha.

Esta certeza, conforme podem constatar pelos meus relatos, voltou comigo, e posso assegurar àquelas pessoas que intencionam ir ao Caminho sem compahia que nunca deixem de fazê-lo por terem que ir só. É só sair, e chegar só. Lá, nunca mais você poderá dizer que ficou só, que não foi acudido, que te deixaram sem assistência em qualquer situação. O espírito peregrino, uma vez que você esteja no Caminho de Santiago, fará de você um irmão. Relacionar-se com as pessoas ou não dependerá de você. De minha parte, posso afirmar que nunca me faltaram companhias, quer para caminhar, quer para conversar.

Hoje, depois de ter vivido esta experiência, este caminho um pouco diferente, tenho outras idéias a respeito de algumas particularidades sobre a preparação. Acreditava piamente que não me sentiria bem dormindo em albergues. O albergue de Roncesvalles significava para mim um colégio interno horroroso e escuro, onde eu teria que dormir uma noite, a pior noite, depois de ter enfrentado os Pirineus. Asseguro que nunca dormi tão bem, sentindo-me segura, como na Colegiata, em Roncesvalles. Nem os roncos tão difundidos foram tão excessivos como eu pensei que o seriam. Jamais eu pensaria em não ficar nos albergues, caso eu vá novamente.

Existem muitas opiniões dentro da internet de como se deve fazer o Caminho, o que se deve levar, qual o melhor calçado, etc., e estes meus relatos não deixam de ser mais uma delas (hehehe). Existem opiniões muito líricas, muito na base do Mago/Cavaleiro Templário, de que o peregrino que é peregrino não pode se vestir de forma diferente dos padrões “indiana jones”, não pode usar a internet enquanto estiver no Caminho, não deve levar um celular, porque estará pecando contra a ordem imaginária que reza dentro dessas cabeças. Afinal, foram para lá buscar uma espada...

Minha modesta experiência mostrou o contrário. Internet e celular são espadas importantes de um cavaleiro/peregrino usar e/ou levar. Principalmente quando se vai só. Um aparelho de telefone móvil habilitado na Espanha custa 9 euros. E te dá condições de fazer ligações locais e internacionais baratíssimas. Com todas as ligações locais e internacionais que precisei fazer, gastei apenas 30 euros.

Muitas outras coisas que levei eu jamais levaria. Acho que até as roupas eu não levaria tantas (levei três mudas).

Penso que fiz quase tudo certo. Eu treinei tudo certo, não senti nenhuma dor, não tive nehuma bolha, em quatro dias de caminhada. E acredito que pequei por excesso de confiança. Estava muito confiante, tão confiante que desprezei a tal escada de madeira como perigo. Então, talvez minha mochila estivesse carregada com muita auto confiança. Na próxima, é preciso esvaziar um pouco, e ficar mais atenta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário