segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PREPARAÇÃO PARA O CAMINHO (já perdi a conta)







Nos últimos tempos, minhas preparaçõess tem sido específicas para o Caminho e, como tal, nem posso querer obrigar meus amigos a me seguirem pelo mundo a fora, na tentativa de saber como eu ando quando caminho com uma mochila nas costas. Caminho com a companhia de meu namorado, que tem me auxiliado na triste tarefa de ser apoio para as minhas loucuras...



Caminhei sozinha, em trechos curtos, como foi no Morro São Miguel, em Gravatal/SC, em uma tarde de sábado, onde tirei algumas fotos do mundo. De mim mesma não deu para saber, porque não tinha ninguém para fazer o registro. Meu namorado, naquela época, estava na Espanha, fazendo o Caminho...



Depois, subi a Serra do Rio do Rastro, junto com o grupo SOU, e aí foi beleza pura: 10 km de subida de uma das serras mais bonitas do mundo. Terminei em 03 horas. Mas foi sem mochila nas costas, a não ser aquela básica, do lanchinho, da água, etc.



Os treinamentos são maneiras que me proporcionam ver a quantas ando. Acho-os imprecindíveis. Como aprendi há tempos que para fazer qualquer tipo de atividade física precisamos conhecer profundamente o nosso corpo, os treinamentos são parte desta oportunidade. Nada adiantaria eu ficar dentro da academia dias e dias, ir para as aulas de yoga e fazê-las na totalidade de posturas, se não ficasse interessada em ver o resultado destes exercícios sobre os meus músculos, se não soubesse como reage minha respiração numa lomba forte, e nem como bate meu coração nestas paradas. E, no caso de um peregrino do Caminho de Santiago, como ficam minhas pernas e minhas costas.



Leio muito sobre o Caminho, os relatos de peregrinos, e convivo até com alguns. Todos são unânimes em me dizer que os pés, as pernas e as costas são imprecindíveis.



Bem, tenho conseguido me sair bem em todas as experiências de treinos, e aconselho a quem estiver interessado: 45 dias antes de iniciar sua caminhada, comece a treinar dentro de sua cidade. Comece com uns 10 km e vá aumentando. Depois, em um final de semana, para uma zona rural, um lugar afastado, coloque sua mochila nas costas com o peso com que você deseja levá-la, e treine com ela. Só assim não terá muitas surpresas quando estiver na Espanha. Você terá total conhecimento de suas dores, de seus pontos fracos, etc., e terá tempo para tentar acomodá-los dentro de suas expectativas.






Um comentário:

  1. Parabéns pelas fotos, o lugar é mesmo maravilhoso. Como percebeu agora sou sua seguidora no blog,vc vai enviar notícias do caminho através dele ou pelo seu orkut? Vou te seguir passo a passo já estou anciosa por vc.
    Abraços.

    ResponderExcluir