sábado, 12 de junho de 2010

QUIEN SOY?, MIRA EN TU CORAZÓN



Si quieres conocerte, observa la conducta de los demás; si quieres conocer a los demás, mira en tu propio corazón.

Friedich Schiller
A pergunta - Quien soy? Mira en tú corazón - é uma das muitas frases que encontram-se ao longo do Caminho de Santiago. Não sei exatamante dizer onde, mas li no livro "Muito Além do Caminho de Santiago", e Manoel Mendes, um dos autores, até faz comentários sobre a placa onde ele encontrou a frase.
Dizem as pessoas que o percorreram que caminhar por 800 km, dia após dia, nos leva, fatalmente, a uma profunda instropecção. Dizem, muitos, que voltaram diferentes e que nunca mais conseguiram voltar a ser como eram antes, no que se refere a conceitos como materialismo, viver em grupo, ansiedade, paciência, etc.
No ano passado, alguém, sabendo de minha intenção em fazer o Caminho de Santiago, me ofertou uma camiseta com os dizeres acima, e trazendo uma cruz templária de Santiago.
Confesso que não precisei ir até a Espanha para pensar sobre o que esta frase representa, e passei realmente a observar no quanto somos preconceituosos com as pessoas, com as coisas e com situações. Na verdade, quando conceituamos alguém ou algo sem conhecer estamos apenas colocando nelas aquilo que trazemos dentro de nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário