quinta-feira, 10 de junho de 2010

PREPARAÇÃO - Parte I



Ir para a Espanha, e percorrer o Caminho de Santiago, é meu sonho desde que ouvi falar deste lugar. Acho que foi lá pela década de 80 que o Caminho passou a ser "reinventado", após alguns anos em que passou meio esquecido, meio descuidado.
Se você quiser saber a história do Caminho, existem vários sites completos sobre isto, e posso adiantar que você vai ser transportado para alguns anos após a morte de Jesus Cristo, quando tudo começou. Este Santiago, é Tiago, discípulo de Cristo, que ficou lá pela Galícia, após a morte de seu Mestre. Sua história está ligada a todo o Caminho. saber sobre ele é fundamental. Acreditar, seria bom, mas não é obrigatório.
Além desta história cristã, há por todo o Caminho uma grande herança histórica medieval, desde o início do Cristianismo, até os Cavaleiros Templários, passando pelas heranças celtas da Galícia. Ou seja, quem gosta de história deste tipo, é um prato cheio.
Somado a tudo, nada menos de cinco regiões são percorridas pelos peregrinos que se dispõem a passar pelas estradas e trilhas do Caminho de Santiago - desde os Pirineus, na França, até a Galícia, no norte da Espanha, você cruzou as províncias de Navarra, Rioja e León. E cada uma guarda suas características definidas.
Bem, saber um pouco sobre todo o exposto acima, é uma parte de sua preparação para o Caminho. Não vá para lá sem saber quem é Tiago. Nem sem saber quem foram os Cavaleiros Templários, sem tentar entender um pouco da história da Espanha, sobre os Reis Católicos, porque você irá fatalmente ouvir falar sobre eles, vai ver fotos deles, vai dormir em casas que foram deles, e ... é bom saber o que é o Caminho desde sempre, desde quando começou a ser peregrinado. Passar pelo Cebreiro e não saber como viviam os Celtas, é puro tempo perdido. Olhar os Castelos Medievais de Castrojeriz e Ponferrada sem saber o que era uma fortaleza medieval e quem vivia lá é perda de tempo ao quadrado, e assim por diante.
Acredito que o Caminho é para pessoas que gostem deste tipo de coisa: história, religião, misticismo, e natureza. O Caminho é tudo isto. Não precisa saber tudo, mas precisa ter uma noção. E dentro de alguns sites está toda esta parafernália de informações que, nós, peregrinos, temos que ir digerindo, dia a dia, em nossa preparação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário