sexta-feira, 11 de junho de 2010

PREPARAÇÃO II


Acho que a coisa mais importante para um peregrino é caminhar. Peregrino que se diz peregrino tem que caminhar, tem que ter bons quilômetros de caminhadas. Mas o que é o caminhar de um peregrino???? Seriam aquelas simples caminhadas que se dá três vezes por semana para perder a barriguinha incômoda???? Ou quem sabe ativar a circulação???? Sobre a esteira na academia????
Caminhar de peregrino não é smplesmente usar suas pernas para andar, e também não é só fazer exercícios aeróbicos utilizando-as. Não. Caminhar peregrino é uma sintonia da ação de andar com a vontade de percorrer distâncias. É viajar caminhando. Mochila nas costas, pé na estrada e coração no peito - bati que bum, bum, bum... É maravilhar-se com as coisas do caminho. É cam sempre na mão para clicar morros, fontes, flores, animais, árvores, e tudo o que enche este mundo de beleza... É preparação para o ato de andar. É estar atento aos seus passos, ao seu corpo.
Quem quiser caminhar no Caminho de Santigo, deve ter em mente que, de longe, é a trilha mais longa que existe no mundo. São 800 quilômetros, percorrendo todo o tipo de chão, em pistas planas, ou não, retas, ou não, e que isto implica, mesmo com todo o treinamento do mundo, em DOR. Ser peregrino sem sentir dor, não é comum.
Então, o melhor que se tem a fazer quando se sente o chamado para o Caminho é treinar.
De minha parte, devo dizer que minha idade não me ajuda muito. Tenho 56 anos. Muito embora eu caminhe seriamente desde os 40, pensei que só isso não bastaria. Há quatro anos, entrei para uma academia, como coisa normal da minha vida, além de fazer aulas de yoga e alongamento todas as semanas. Mas, com a aproximação do caminho, estes treinos se intensificaram. Os exercícios de musculação passaram a ser mais específicos. Com a ajuda de um ortopedista, de um fisioterapeuta, e de um professor de educação física, passei e exercitar partes do corpo de que o Caminho vai exigir mais - pernas, lombar e abdômen. Além de intensificar a distância das caminhadas, o tamanho delas, que hoje, a 80 dias do início do caminho, estão na faixa de 16 km p/dia. A meta é, na última semana de agosto, quando faltarem uns 10 dias para minha viagem, fazer 20 km todos os dias.
Nos finais de semana, de quebra, caminhadas curtas, de preferência subida de morros, com mochila com carga de 05 kg nas costas, para sentir o que é caminhar cargado... Uma beleza... Só gostando mesmo.
O que será a minha caminhada, não sei. Pode ser que eu não sinta quase nada, pode ser que me espatife no chão na primeira descida nos Pirineus, ou que tenha que desistir por alguma tendinite, canelite, uma bolha enorme, etc... Mas que vou sair de consciência tranquila quanto aos treinos, isto, eu vou.

Um comentário:

  1. que ites nada... te concentra na blz, na aventura, na saúde e em tudo mais que queres encontrar no caminho... o resto não te pertence!!!

    ResponderExcluir