segunda-feira, 19 de julho de 2010

NO ANDAR DAS CONVERSAS




Muitas pessoas cobram dos peregrinos atitudes quase de santos. Não podemos ter certas atitudes, entendem alguns, como se, porque somos caminhantes, porque somos amantes da Natureza, entre outras coisas ligadas ao mundo das pessoas que vivem com o "pé na trilha", não poderíamos ser humanos.


Outro dia, abriu-se uma discussão dentro de um grupo sobre o Caminho de Santiago de que faço parte, porque um hospitaleiro do Caminho de Santiago, dono de um albergue, havia atendido com um pouco de má vontade a um peregrino que lhe pediu para usar o banheiro, por volta das 09 hs da manhã. Dizia o peregrino que o hospitaleiro emprestou o banheiro, mas ficou "buzinando" nos ouvidos de seu colega coisas como "usar o mato, que o caminho era cheio de banheiros naturais, etc".


Este tema virou uma discussão acalorada, alguns em favor do hospitaleiro, e outros a favor do peregrino.


Para mim, coisas da vida, coisa de gente humana: necessidade de ir ao banheiro, e um dia de mau humor...


Bem naquele dia, eu havia recebido uma mensagem de Luiz Kaimoto, que achei interessantíssima, cujo tema é a forma como agimos e reagimos. Passo a versão, consciente de que, muitas vezes, um simples pedido de desculpas faria toda a diferença.




O Círculo do Ódio



1 - O diretor de uma empresa gritou com seu gerente porque estava irritadíssimo.


2 - O gerente, chegando em casa, gritou com a esposa, acusando-a de gastar demais.


3 - A esposa, nervosa, gritou com a empregada, que acabou deixando um prato cair no chão.


4 - A empregada chutou o cachorrinho no qual tropeçara enquanto limpava os cacos de vidro.


5 - O cachorrinho saiu correndo de casa e mordeu uma senhora que passava pela rua.


6 - Essa senhora foi à farmácia para fazer um curativo e tomar uma vacina. Ela gritou com o farmacêutico porque a vacina doeu ao ser aplicada.


7 - O farmacêutico, ao chegar em casa, gritou com a esposa porque o jantar não estava do seu agrado.


8- Sua esposa afagou seus cabelos e o beijou, dizendo: Querido! Prometo que amanhã farei seu prato favorito. Você trabalha muito. Está cansado e precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis da nossa cama por outros limpinhos e cheirosos para que durma tranqüilo. Amanhã você vai se sentir melhor. Retirou-se e deixou-o sozinho com seus pensamentos.


Neste momento rompeu-se o Círculo do Ódio! Esbarrou na tolerância, na doçura, no perdão e no amor. Se você está no Círculo do ódio, lembre-se de que ele pode ser quebrado, e VOCÊ tem esse poder!

"Não mude sua natureza. Se alguém te faz algum mal, apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."

Autor Desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário