segunda-feira, 19 de julho de 2010

NO ANDAR DAS CONVERSAS




Muitas pessoas cobram dos peregrinos atitudes quase de santos. Não podemos ter certas atitudes, entendem alguns, como se, porque somos caminhantes, porque somos amantes da Natureza, entre outras coisas ligadas ao mundo das pessoas que vivem com o "pé na trilha", não poderíamos ser humanos.


Outro dia, abriu-se uma discussão dentro de um grupo sobre o Caminho de Santiago de que faço parte, porque um hospitaleiro do Caminho de Santiago, dono de um albergue, havia atendido com um pouco de má vontade a um peregrino que lhe pediu para usar o banheiro, por volta das 09 hs da manhã. Dizia o peregrino que o hospitaleiro emprestou o banheiro, mas ficou "buzinando" nos ouvidos de seu colega coisas como "usar o mato, que o caminho era cheio de banheiros naturais, etc".


Este tema virou uma discussão acalorada, alguns em favor do hospitaleiro, e outros a favor do peregrino.


Para mim, coisas da vida, coisa de gente humana: necessidade de ir ao banheiro, e um dia de mau humor...


Bem naquele dia, eu havia recebido uma mensagem de Luiz Kaimoto, que achei interessantíssima, cujo tema é a forma como agimos e reagimos. Passo a versão, consciente de que, muitas vezes, um simples pedido de desculpas faria toda a diferença.




O Círculo do Ódio



1 - O diretor de uma empresa gritou com seu gerente porque estava irritadíssimo.


2 - O gerente, chegando em casa, gritou com a esposa, acusando-a de gastar demais.


3 - A esposa, nervosa, gritou com a empregada, que acabou deixando um prato cair no chão.


4 - A empregada chutou o cachorrinho no qual tropeçara enquanto limpava os cacos de vidro.


5 - O cachorrinho saiu correndo de casa e mordeu uma senhora que passava pela rua.


6 - Essa senhora foi à farmácia para fazer um curativo e tomar uma vacina. Ela gritou com o farmacêutico porque a vacina doeu ao ser aplicada.


7 - O farmacêutico, ao chegar em casa, gritou com a esposa porque o jantar não estava do seu agrado.


8- Sua esposa afagou seus cabelos e o beijou, dizendo: Querido! Prometo que amanhã farei seu prato favorito. Você trabalha muito. Está cansado e precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis da nossa cama por outros limpinhos e cheirosos para que durma tranqüilo. Amanhã você vai se sentir melhor. Retirou-se e deixou-o sozinho com seus pensamentos.


Neste momento rompeu-se o Círculo do Ódio! Esbarrou na tolerância, na doçura, no perdão e no amor. Se você está no Círculo do ódio, lembre-se de que ele pode ser quebrado, e VOCÊ tem esse poder!

"Não mude sua natureza. Se alguém te faz algum mal, apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."

Autor Desconhecido

quinta-feira, 15 de julho de 2010

OS GUIAS



Sei que existem muitos guias sobre o Caminho de Santiago. Só que nunca comprei, nem consegui pegar algum. Um amigo, o Luiz Kaimoto, de Curitiba, está me enviando um, que ele diz que usou, em maio último, quando percorreu o Caminho. Vamos ver, então, o primeiro Guia sobre o Caminho. Tenho a dizer, entretanto, que, para mim, o Guia principal foi a comunidade "Santiago de Compostela" do Orkut. Ali, lendo os tópicos, foi que adquiri uma grande bagagem de conhecimentos sobre o que é o Caminho, como funcionam as coisas, as dificuldades, como vencê-las, etc. Foi ali também que me chegou às mãos as famosas apostilas do Manoel Brasília, onde ele listou pacientemente todos os albergues, telefones úteis, dificuldades geográficas, enfim... passo a passo o tal Manoel se dedicou a descrever e escrever tudinho, e sem pedir nada em troca. Manda pela internet, e o futuro peregrino só imprime. Foi uma das grandes lições do Caminho: a cooperação, sem interesse, vinda de Manoel Brasília.
Recebe-se de tudo, via e-mail, de outros sites existentes. O grupo criado pela Associação dos Amigos do Caminho de Santiago - Rio de Janeiro, também me foi muito útil, com as informações de vários peregrinos, principalmente Clinete Lacativa, uma incansável amiga do Caminho de Santiago.
Amigos que foram também me ajudaram muito. Enedir Pereira, de Criciúma, um amigo especial, e Luiz Kaimoto, de Curitiba, são anjos que o Caminho de Santiago me mandou, mesmo sem eu ter colocado meus pés lá ainda.
Estou lendo, atualmente um Guia que achei jogado dentro do carro do Enedir - Guia do Peregrino do Caminho de Santiago - escrito por um homem de nome Máqui. (Oi Máqui, se você me ler um dia, sou Isabel, de Tubarão/SC!!!!). Pois bem, este não é propriamente um guia comum. São as impressões e pensamentos, acontecimentos e situações que o autor viveu ao longo do Caminho, no distante ano de 1992.
Um dia desses em que a gente se sente infeliz, peguei o livro e comecei a lê-lo. Imediatamente, me identifiquei com as idéias do autor, principalmente quando ele se sentia, naquela época, um Cavaleiro Medieval, idêntico ao Paulo Coelho, e foi para o Caminho certo de que lá encontraria seu Mestre.
Bem, eu não vou tão longe, até porque tenho comigo o pecado capital de nunca ter lido Paulo Coelho. Mas acredito piamente que, em épocas passadas, fui uma daquelas sacerdotisas, tipo aquelas do filme "As Brumas de Avalon"... A Fada Morgana, a namorada de um dos Cavaleiros da Távola Redonda... Coisa minha, aqui, do fundo, das minhas certezas ancestrais...
Resumindo, o tal guia me serviu e muito. Ali tem umas coisas que mexeram comigo, umas constatações do autor sobre suas experiências que me ajudaram a entender outras que acontecem comigo atualmente. Não me serviria como guia do Caminho de Santiago até pelo tempo decorrido de lá para cá. O Caminho, hoje, não é o mesmo. Mas me serviu como guia para um canto de minha própria alma, que estva meio escuro. Brigadão seu Máqui, onde quer que o senhor se esconda...




terça-feira, 6 de julho de 2010

QUEM IA COMIGO


Durante as preparações para o Caminho, é comum a gente conversar com amigos, companheiros de trabalho, colegas de academia e de yoga, sobre os nossos planos.


Assim que, eu, em muitas destas conversas, vez ou outra, arrumava um pretenso parceiro para a caminhada. O Caminho é apaixonante, e todos gostariam de fazê-lo.


Eu ficava feliz. Acho que todo o mundo ficaria. Quem não quer ter um amigo ao lado para enfrentar este tipo de aventura???? E passava a "botar pilha" na pessoa, a cultivar meu parceiro de caminhada, alimentá-lo com as informações que ia adquirindo, rezando para que tudo desse certo...


Primeiro foi meu ex-namorado. Este deu-me certeza de que iria junto, mesmo que não caminhasse um quilômetro. Dizia que me seguiria de carro. Desistiu após uns quatro meses dessa conversa. E, hoje, ambos desistimos um do outro...


Depois, foi um colega de trabalho. Andou até conseguindo uns euros, e tals..., mas silenciou depois, e entendi que tudo só fora um plano.


Mais recentemente, uma amiga, também me procurou e passei a ela todas as informações, e até senti firmeza: esta vai!!!


Houve outras criaturas, conhecidos virtuais, do orkut, que vinham, perguntavam, e eu dizia, e me respondiam - EU VOU TAMBÉM NESTA DATA!!!!


Na vida, tudo tem um tempo. Muitas vezes, a gente sofre, se machuca, porque deseja algo e aquilo não acontece. Porém é interessante observar a forma e as cores das coisas quando elas acontecem quando tem MESMO que acontecer.


Também tive meus medos quando comecei a planejar minha ida para a Espanha. E agora, a exatos 56 dias da viagem, confesso que o frio na barriga já começou. E se eu tivesse um amigo(a), seria tãããooo booom... Por outro lado, também penso que, se eu tivesse esse(a) tão desejado(a) amigo(a), meu caminho não seria o mesmo. Claro. Poderia ser melhor, como poderia ser pior.


O caminhar no Caminho de Santiago com uma pessoa que nada tem, na real, com você, pode se tornar um pouco traumático. Assim como pode ser uma pessoa especial, um companheiro, um parceirão. Na dúvida, agradeço as boas intenções de meus amigos, colegas, namorado, entre outros que não vão ao Caminho de Santiago comigo.


Mas, se alguém ainda quiser arriscar, vou adoooraaaar!!!!!!